Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/customer/www/maereal.pt/public_html/wp-content/plugins/convertkit/lib/class-convertkit-api.php on line 1315

Para algumas pessoas, os domingos são dias para descansar, para ficar em casa e fazer nada. Para outras pessoas, os domingos são dias para sair, passear, almoçar fora.

Contudo, para mim, os domingos são ambas as coisas, dependendo da agenda, do tempo e da disposição.

Além disso, os domingos são também dias para organizar a semana que vai começar.

Inicialmente era difícil conciliar tudo, passeios, almoços com a família, tempo em casa, televisão, manta e lareira. Mas com tempo, é possível conciliar isto tudo mais a organização da semana. Basta ter paciência e não desistir.

Como já vos contei, eu e o pai juntamo-nos ao domingo à noite e vemos a nossa agenda para essa semana: reuniões, consultas, ida às compras, etc… tudo o que afete o nosso dia. Desta forma sei sempre por onde anda o pai 😉, dividimos tarefas e não somos apanhados de surpresa quando algo surge no nosso dia a dia.

Contudo, esta é apenas uma das coisas que eu faço ao domingo para começar bem a semana.

Posts relacionados:

1. Viver o domingo ao teu próprio ritmo

Antes de mais, temos de entender que domingo é dia de descanso, pelo menos para mim assim o é. Ao domingo não uso relógio, evito andar com o telemóvel, e tento não programar muitas coisas para esse dia. Quero me dedicar à família e a mim, e por isso quero passar o dia sem stresses. Ninguém quer passar o último dia de descanso a correr e a stressar, pois este será o mote para a semana de trabalho que vai começar.

2. Preparar as refeições da semana

Ao longo do tempo tenho acumulado ementas semanais que fui fazendo e mantenho para usar mais tarde. Assim tenho o meu próprio “livro de receitas”.

Esta poderia ser a primeira coisa na nossa lista, mas esta ementa semanal é feita na véspera de eu ir às compras. Eu evito fazer as compras ao domingo. Por isso, depois da ementa feita e das compras feitas de acordo com a ementa (o que ajuda a poupar dinheiro também), posso preparar as refeições para a semana que vai começar.

A preparação das refeições passa por adiantar tudo aquilo que seja possível. Por norma, demoro 2 horas a preparar as refeições, mas vale muito a pena, porque irei poupar muito tempo durante a semana. E vocês sabem, quando temos filhos, o tempo é sempre curto. Eu prefiro estar com os meus filhos do que na cozinha, à volta do fogão.

Podemos adiantar pequenos almoços como papas de aveia no forno, muffins, panquecas, waffles, que podem ser congelados para terem sempre disponíveis durante toda a semana.

Espreitem estas receitas de pequenos-almoços.

Podemos cozer ovos, fazer estufados, cozer massa, fazer arroz e assados, pasteis, sopas e legumes assados.

Espreitem estas receitas variadas.

Para sobremesa, podemos faze crepes, assar fruta, fazer gelatina ou até mesmo gelados.

Espreitem estas receitas fáceis de sobremesas deliciosas e saudáveis.

Tudo isto dá para adiantar ao domingo e ter pronto ou semi-pronto para usar durante a semana.

Outra coisa que eu faço é preparar os legumes e congelá-los. Desta forma estão prontos a irem para a panela ou para o tacho.

3. Planear a semana

Como falei anteriormente, eu e o pai vemos a nossa agenda ao final do dia de domingo para sabermos exatamente aquilo que nos espera na semana seguinte. Temos as nossas agendas pessoais e a da empresa. Colocamos tudo no Calendário do Google e estão partilhadas entre nós.

Para além disso, ainda utilizo o meu planner SONHE. PLANEIE. ALCANCE AS ESTRELAS onde coloco a minha lista de coisas a fazer, como pagamentos, emissão de faturas, publicações de posts, criação de conteúdo, etc. Desta forma, sei exatamente tudo aquilo que tenho de fazer, em que dias, e consigo gerir o que é prioritário sobre aquilo que é menos prioritário.

4. Organizar a roupa

Eu organizo a roupa que vamos usar durante a semana. Não significa que tenho tudo dividido por dias da semana, já pronta em montinhos (ideia interessante, mas que precisa de espaço para ser concretizada). Significa sim que eu asseguro-me que tenho 5 fatos de treino lavado e passados nas gavetas, 5 camisolas interiores e roupa interior para os meninos para os 5 dias da semana. Faço o mesmo com as camisas do pai e as minhas camisolas e afins. E porque faço isto? Par ter a certeza de que se me der a preguiça durante a semana e não me apetecer tratar da roupa, não faz mal, porque a roupa dessa semana está assegurada.

5. Deitar cedo

Se queremos começar o dia com calma, temos de o terminar da mesma forma.

Deitar cedo é regra cá em casa. No máximo às 22h estamos todos a dormir. Prefiro acordar cedo (eu cordo às 5h) e tratar da casa, da roupa, e de mim, sem pressas, nem correrias, nem stresses.

RESUMO

Resumo das 5 coisas para fazer todos os domingos para começar bem a semana:

Queres a checklist de domingo? Faz download aqui DOMINGO CHECKLIST 📥

Independentemente de como corre o resto da semana, é importante começarmos segunda-feira frescas e com energia.

Como é que vocês se prepararam para a semana que vai começar?

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.