Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/customer/www/maereal.pt/public_html/wp-content/plugins/convertkit/lib/class-convertkit-api.php on line 1315

“Aceitamos o amor que acreditamos merecer”

Stephen Chbosky

AMAR É NATURAL PARA UMA MÃE

Como mães, AMAR é algo fácil e natural, basta olharmos para os olhos do nosso filho. Todas as preocupações desaparecem e somos invadidas por um calor imenso no nosso peito, e isso é AMOR.

Mas no que diz respeito a AMOR-PRÓPRIO, a situação é diferente, não só para mães, como para as pessoas em geral.

Temos o hábito de colocar as necessidades das outras pessoas à frente das nossas (caso contrário somos consideradas egoistas e egocentricas). Esta é uma atidude muito nobre e generosa da nossa parte. Mas se queremos efetivamente ajudar as pessoas à nossa volta, cuidar delas, ajudá-las, então, temos de primeiro cuidar de nós.

O QUE É O AMOR-PRÓPRIO?

O AMOR-PRÓPRIO é tornar a nossa felicidade e bem-estar uma prioridade, de forma saudável. É trabalhar em nós próprias para maximizar o nosso potencial, ajudar-nos a atingir os nossos sonhos e a vivê-los, de forma a levarmos uma vida com propósito. Só desta forma é que conseguiremos ajudar os outros a amarem-se também.

O AMOR-PRÓPRIO é diferente de pessoa para pessoa. A forma como eu pratico o AMOR-PRÓPRIO pode não se ajustar a ti, pois depende das necessidades individuais de cada pessoa, da situação familiar que vivemos, do tempo que dispomos e das nossas preferências pessoais.

Mas uma coisa é garantida e é igual para todas nós: o AMOR-PRÓPRIO é algo que temos de ser nós próprias a trabalhar em nós, mais ninguém o pode fazer por nós.

PORQUE É QUE O AMOR-PRÓPRIO É IMPORTANTE PARA AS MÃES?

Nós damos tanto de nós. Damo-nos aos nossos filhos, à nossa família, ao nosso trabalho, à nossa sociedade, e esquecemo-nos de nós. Vamos ao limite. Fazemos o possível e o impossível. Amamos incondicionalmente… os outros.

E então e nós?

Quantas vezes dizemos aos nossos filhos que os amamos e que estamos orgulhosas deles, mas esquecemo-nos de o dizer a nós próprias?

Como é que podemos amar genuinamente, ajudar genuinamente os outros, quando não somos genuinas com nós mesmas?

Porque é que deixamos o cansaço tomar conta de nós? Porque é que deixamos a culpa nos invadir quando tiramos um tempinho para nós? Porque é que nos comparamos com as mães perfeitas das redes sociais? Porque é que deixamos de ser importantes?

E nós somos importantes. Somos a pessoa mais importante do mundo, para nós e para os nossos filhos. Nós somos o exemplo para eles e se não estivermos bem, como podemos esperar que eles estejam bem? Como podemos esperar que eles cresçam bem? Como podemos esperar que eles se amem a sim mesmos?

Temos de mudar. Temos de aceitar que somos importantes e que merecemos o nosso tempo.

COMO PRATICAR O AMOR-PRÓPRIO

ACEITA O TEU PASSADO

Todos nós temos um passado, experiências passadas, talvez alguns traumas e alguns erros (ninguém é perfeito!). O amor próprio é aceitar o nosso passado e quem nós fomos. Tudo o que acontece na nossa vida, tráz uma lição e nós temos e devemos de aprender com essa lição. E nunca nos devemos esquecer que essas experiências, traumas e erros do passado fizeram de nós quem somos agora, e por sso devemos aceitar o nosso passado para criarmos um futuro melhor.

PERDOA-TE E PERDOA OS OUTROS

AMOR-PRÓPRIO é perdão, sem arrependimentos. A vida é uma constante aprendizagem. Perdoa-te por não saberes melhor. E perdoa os outros quando te magoaram, pois eles também não sabiam melhor.

Faz o melhor que puderes até saberes melhor. Então, quando souberes melhor, faz melhor

Maya Angelou

 

CONVIDA PESSOAS A ENTRAREM NA TUA VIDA E A SAIREM

Nós somos as pessoas com quem convivemos, por isso devems escolher um sistema de apoio forte. Constroi a tua vida com verdadeiros amigos e mentores.Não tenhas medo de deixar pessoas que escondem a tua luz sairem da tua vida. Escolhe sabiamente quem entra na tua vida.

ACEITA A MUDANÇA

É a única constante na vida. Os cabelos brancos são sinal de sabedoria e experiências de vida. As linhas do sorriso (rugas) são provas de momentos felizes. Até as tuas cicatrizes contam uma história (pensa só na cesariana que fizeste). A vida é uma série de ajustes e alterações e o AMOR-PRÓPRIO significa aceitar a mudança inevitável, acolhendo-a de braços abertos.

ACEITA-TE COMO ÉS, QUERES E PRECISAS DE SER PARA SERES FELIZ

O AMOR-PRÓPRIO é seres o mais verdadeira e autêntica possivel, e sem remorsos. Para de te comparar com os outros. Define as tuas próprias tendências. Segue o teu instinto de mãe. Porque quando o fazes, permites que os outros o façam também (lembra-te, és o maior exemplo de vida para os teus filhos!)

SENTE AS EMOÇÕES

São as emoções que nos tornam humanos. O AMOR-PRÓPRIO é permitir ao nosso coração sentir tudo, o bom e o menos bom. Deixa tudo entrar, processa, seleciona o que é para manter,larga o que não é para manter e segue em frente.

As palavras mais poderosas do universo são as palavras que dizes a ti mesmo.

Maria Forleo

ARRANJA UM TEMPO PARA TI

Estamos sempre ocupadas, rodeadas de pessoas, sejam os nossos filhos, família, amigos e colegas. Às vezes precisamos de recarregar energias. Precisamos de um tempo só nosso. Precisamos de etsar sózinhas. Mas não podemos sentirmo-nos culpadas por querermos um tempo para nós. Este tempo é crucial para a nossa saúde mental e física.

ESCREVE UMA CARTA DE AMOR A TI MESMA

Comunica contigo mesma. Ouve a tua voz interior. Agradece-te por todo o bem que fazes. Diz em voz alta o quanto te amas ou escreve uma carta de amor. E depois envia a carta para ti. Recebe-a por correio. Lê-a sozinha. Disfruta do teu AMOR-PRÓPRIO.

SONHA EM VOZ ALTA

Não desistas dos teus sonhos. Define a tua visão. Define os teus objetivos. Projeta a tua vida melhor. O AMOR-PRÓPRIO é deixar a imaginação voar e ser livre.

Lembra-te, como tu te amas, é como os outros te amarão. Como tu te amas, é como tu amarás os outros.

Por isso AMA-TE!

 

 

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.