Se há algo que eu tento criar com os meus filhos é memórias duradouras, e no regresso às aulas tento fazer o mesmo.

O covid-19 veio mostrar-nos que nada é garantido e que a qualquer momento a realidade que conhecemos e valorizamos e tomamos como garantida, desaparece. Por isso, devemos fazer com que todos os momentos contem e se possivel eternizá-los, quanto mais não seja em fotografias.

Claro que não estou a dizer para andarem sempre de telemóvel na mão, a fotografar cada momento que passam com os vossos filhos, e depois a publicar nas redes sociais. O que estou a dizer é que podem criar tradições que se repetem todos os anos, e isso é eternizar momentos. E isso é criar memórias duradouras. E pelo caminho podem tirar fotos, ou não. Isso é convosco.

AS NOSSAS TRADIÇÕES

Todos os anos, no primeiro dia de aulas, faço questão de levar os meninos à escola e depois almoçarem comigo. Se nesse dia não houver escola à tarde, então ficam comigo nessa tarde. Se houver escola, então são os avós que ficam com eles depois à tarde.

Faço isto porque quero ouvir em primeira mão como correu o prmeiro dia de aulas. Quero ver a emoção no rosto dos meus filhos com o reencontro dos seus colegas e professores. Quero estar presente.

Claro que nem todos os pais podem almoçar com os filhos neste dia, ora porque têm uma hora de almoço desfasada da hora dos seus filhos, ora porque trabalham longe. Mas já vamos falar sobre isto.

Uma outra tradição é medir-lhes a altura neste dia e comparar com o ano anterior. Mostrar-lhes como estão crescidos e que por isso mesmo têm mais responsabilidades e obrigações, mas que também já conseguem fazer coisas de “gente mais crescida”.

Este ano pretendo iniciar mais algumas tradições que irei partilhar convosco de seguida.

8 TRADIÇÕES NO REGRESSO ÀS AULAS

  1. Almoçar fora no primeiro dia de aulas. Caso haja incompatibilidade de horários, falar com o chefe / patrão, explicar e pedir para ajustar o horário;
  2. Medir a altura e comparar com o ano anterior e ver como estão crescidos;
  3. Tirar uma foto de primeiro dia de aulas, usando uma moldura feita em casa, semelhante a estas:
    kricutkreations
    pinterest

    neathousesweethome
  4. Fazer um pequeno-almoço especial;
  5. Ler um livro sobre o regresso à escola, como estes que poderão encontrar na WOOK:
    1. Docinho de Morango – Regresso às Aulas
    2. Camila e o Regresso às Aulas
    3. O Consultório da Dra. Kika – O Regresso as Aulas
    4. O Lobo que Queria Ir à Escola
    5. Ir para a Escola? Nem Pensar!
  6. Enviar um recado especial na lancheira, como estes Chuac! | Beijinhos em Mensagem que poderão encontrar na Daddy Store;
  7. Preparar uma surpresa para depois das aulas, como por exemplo uma ida ao parque ou ao cinema;
  8. Fazer uma festa de despedida do Verão (porque não convidar os colegas da escola para esta festa?).

CONCLUSÃO

Eu não sei o que vocês acham, mas na minha opinião com estas 8 tradições estamos bem lançadas em criar memórias duradouras nos nossos filhos neste regresso às aulas.

Eu acredito realmente que, se nos mantivermos fieis a estas tradições, os nossos filhos irão recordar-se destes momentos vividos no início do ano escolar e quem sabe, depois manter estas tradições com os filhos deles.

E vocês, têm alguma tradição no início do ano escolar?

TAMBÉM TE PODERÁ INTERESSAR

 

 

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.