Como ter uma rotina da manhã calma depende unicamente de nós pais.

Nós sabemos que as manhãs tanto podem ser calmas e correr tudo bem, de acordo com o planeado, ou podem correr mal, com birras e choro à mistura.

Aqui em casa, durante algum tempo, as manhãs correram ligeiramente mal, e devo admitir que mesmo agora, mesmo depois de implementar uma rotina da manhã calma, nas férias ainda correm um pouco mal. Isto acontece porque facilitamos sempre um pouco.

Mas desde que percebi que tinha de ter o máximo de coisas prontas na véspera, e levantar-me mais cedo do que os meus filhos, que as coisas correm bem (vá, excepto nas férias, maldita cama!)

7 DICAS PARA UMA ROTINA DA MANHÃ CALMA

  1. Preparar tudo na véspera, ou pelo menos tudo aquilo que der, como por exemplo:
    1. Pequeno-almoço – podem fazer panquecas ou waffles ou egg-muffins em grandes quantidades e descongelar consoante a necessidade;
    2. Lanche da escola;
    3. Mochilas, com os trabalhos e no devido local para os miudos pegarem nelas;
    4. Telemóveis e afins carregados de véspera (aqui em casa temos a tarifa bihorária, pelo que nos compensa mais carregar tudo à noite);
    5. Roupa escolhida e à mão dos miudos;
  2. Ter um quadro de rotina – para que o miudos saibam exatamente o que têm de fazer de manhã e a ordem pela qual têm de o fazer.
  3. Ter um alarme no quarto dos miudos para que acordem a seu tempo;
  4. Acordar uma hora mais cedo do que os miudos (pelo menos uma hora) para termos tempo para nós. Isto é extremamente importante, penso até que é a minha dica mais importante. Esta hora permite-me fazer uma caminhada, ou meitar, ou escrever no meu diário da meditação, ou tomar um banho, ou até mesmo arrumar as máquinas da roupa e da loiça, tudo antes os miúdos acordarem. Assim quando eles acordam, posso dedicar-me unicamente a eles, sem pensar no qua tenho por fazer;
  5. Abraçar. Eu abraço cada um dos meus amores e pergunto-lhes como dormiram. É fantástico começar o dia com amor;
  6. Estabelecer uma hora para estarem prontos. Se temos de sair às 8h15, então têm de estar prontos até às 8h, por exemplo. Se isso não acontece, porque estão muito cansados ou com sono de mais,então têm de se deitar mais cedo. Por isso os nossos filhos já sabem, não te despachas de manhã? Então à noite vais para a cama mais cedo;
  7. Lembra-te – Tu não estás sozinha! O Pai está aí. Vocês são uma equipa. E se o Pai não sabe trabalhar em equipa, então explica-lhe que para terem sucesso como uma família, e para manteres a tua anidade mental, têm de trabalhar como uma equipa. Todos na família têm um papel a desempenhar. Por isso, o Pai pode responsabilizar-se pelos:
    1. trabalhos de casa
    2. Lanches
    3. Levar os miúdos à escola

ESTÃO ATRASADOS?

Estão atrasados? Perdeste a calma?

O que aconteceu?

Nada!

Porque um dia não são dias.

Mesmo com muita organização, é normal que um dia ou outro nos atrasemos. É normal que percamos a calma porque até dormimos mal, ou estamos doentes.

O importante é respirar fundo e recomeçar.

A MELHOR ROTINA DA MANHÃ

Por mais dicas que possa partilhar convosco, a verdade é que a melhor rotina da manhã é aquela que se adequa a vocês, à vossa família.

Os dias e os anos vão passando e vão verificar que a rotina que implementaram já não se adequa a vocês e que terão de fazer ajustes ou alterações.

E está tudo bem.

Porque o importante é manterem a calma.

A TUA ROTINA

Partilha comigo a tua rotina da manhã. O que fazes para que a tua manhã seja calma neste regresso às aulas?

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.