Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/customer/www/maereal.pt/public_html/wp-content/plugins/convertkit/lib/class-convertkit-api.php on line 1315

Este mês celebra-se o Dia do Pai e os nossos pequenos têm um desafio para o PAI. Querem descobrir qual é?

PORQUÊ DESAFIOS?

É sabido que passamos pouco tempo com os nossos filhos, e muitas vezes o tempo que passamos não é de qualidade.

Depois de um dia de trabalho, o que um pai quer é chegar a casa e descansar. Depois de um dia de escola, o que uma criança quer é brincar.

Devemos tentar fazer um esforço para passarmos mais tempo com os nossos filhos, mais tempo de qualidade, não aquele em que estamos a jantar juntos, ou sentados a ver televisão, em que pouco ou nada falamos uns para os outros.

Quanto mais tempo de qualidade passarmos com os nossos filhos, melhor os conheceremos. Melhor conheceremos os seus talentos, as suas competências, o seu desenvolvimento físico e psicológico.

Desta forma iremos conhecer verdadeiramente os nossos filhos. Assim como eles nos irão conhecer também.

Estas atividades / desafios foram pensadas para Pai e filho passarem tempo juntos. Para se conhecerem melhor. Para se divertirem. São 13 atividades que podem ser feitas em qualquer evento, seja uma festa de anos, no dia de Natal, ou num simples dia de Verão.

O que eu sugiro é que a mãe organize as atividades e registe os momentos em fotografia, e se divirta a assistir Pai e filho a competirem um com o outro. Claro que a mãe pode participar, mas como estamos no mês do Pai, vamos deixar estas atividades para ele.

E não se esqueçam de deixar a criança ganhar, pelo menos algumas vezes!

 

Posts relacionados:

 

DESAFIO-TE PAI!

DESAFIO DA COMIDA

  • Pintarolas – colocar pintarolas num prato. O prato fica no meio. Pai e filho recebem uma palhinha e uma taça cada um. Cada um terá de usar a palhinha para pegar numa pintarola e colocá-la no taça dele, sugando-a. Ganha quem mais pintarolas colocar na taça respetiva. Se deixar cair uma pintarola, tem de a colocar de volta no prato. Podem colocar um tempo limite, ou terminar quando não houver mais pintarolas no prato.
  • Adivinha o que é – paladar – vendar o Pai e o filho. Dar a provar tipos de alimentos diferentes. Ganha quem acertar em mais alimentos. Devem fazer ao mesmo tempo, para evitar batotices.
  • Donuts – atar donuts (ou outro alimento que ambos gostem) num fio e pendurar. Com os braços atrás das costas, têm de comer o donuts primeiro. Podem fazer apenas um donuts ou vários donuts, para ver quem come mais.
  • Adivinha o que é – tacto – arranjar uma caixa com aberturas laterais para que se possa colocar os braços, e uma abertura à frente para que se possa mudar os pratos. Alternar pratos com alimentos. As mãos têm de adivinhar que alimento / comida é (ideia retirado do Jimmy Fallon)

NO JARDIM

  • Obstáculos – preparar um caminho com obstáculos. Vendar os olhos ao Pai e colocá-lo num lado do jardim ou divisão. O filho vai para o outro do jardim ou divisão. O filho vai orientar o Pai durante o percurso para que ele chegue até si.
  • Churrasco – se estiver bom tempo, podem preparar uma caça ao tesouro de churrasco, onde o Pai tem de procurar os elementos necessários para fazer o churrasco: lenha ou carvão, utensílios como garfo, acendalha (se for caso disso).
  • Futebol – futebol não pode faltar numa brincadeira entre Pai e filho. Neste aqui irão precisar de fazer uma baliza especial, usando um lençol com abertura no meio. Ganha quem conseguir marcar mais golos.

NA SALA

  • Batalha de balões – atam-se balões nos tornozelos e cada um terá de arrebentar os balões do outro usando apenas os pés. Ganha aquele que ficar com algum balão.
  • Corrida de balões – cada um recebeu um balão em cima de um prato e tem de percorrer um percurso de obstáculos. Ganha quem conseguir fazer o percurso sem deixar cair o balão.
  • Corrida de maçãs – nesta corrida Pai e Filho terão de colocar uma maçã na cabeça e percorrer um caminho, sem deixar cair a maçã e sem a tocarem com as mãos.
  • Corrida de avião – cada um faz o seu avisão de papel. No chão, criem uma pista com uma linha ao centro e números de lado, estes serão os pontos. Quanto mais longe for o avião, maiores serão os pontos. Ganha quem fizer mais pontos.
  • Campeonato de jogos de tabuleiro –  basta escolherem os jogos de tabuleiro que tiverem em casa e jogar.
  • Campeonato de consola – tal como o anterior, escolham jogos da consola e joguem até haver um vencedor.

Let the games begin!

 

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.