Bom dia Mamãs!

Hoje vou partilhar mais uma dica para uma vida mais tranquila. Aliás já partilhei convosco algumas dicas no post 30 DICAS PARA UMA VIDA MENOS STRESSANTE. Mas hoje quero me dedicar à rotina da manhã.

COMO COMEÇAR O DIA

A forma como começamos a nossa manhã dita o nosso dia. Por isso, se começamos a manhã a stressar, aos gritos e a correr, o dia irá ser mais ou menos igual. Cansativo, stressante e a correr.

Vejam o exemplo dos seguintes empreendedores:

JIM KWIK

  1. Fazer a cama de manhã:
    1. Começar o dia com sucesso e com um momento positivo
    2. Começar o dia com excelência
    3. O cérebro adora um ambiente limpo. Um ambiente limpo dá clareza da mente.
    4. No final do dia, independentemente de como o dia correu, voltamos para algo que foi um sucesso – a cama feita – e essa é uma boa forma de terminar o dia.
  2. Tomar um banho frio:
    1. Terapia fria
    2. Reduz a inflamação do cérero e do corpo
    3. Ajuda a despertar
    4. É bom para a pele
  3. Beber um copo de água:
    1. O nosso cérebro precisa de 20% de nutrientes
    2. Durante o sono, perdemos muita água
  4. Fazer exercícios respiratórios:
    1. O cérebro precisa de oxigénio
  5. Beber um chá para o cérebro:
    1. Ingredientes: gotu kola, ginkgo biloba, juba de leão, mel, óleo de côco
    2. Ingredientes: chá de açafrão, bebida de amêndoa, pimenta (reduz a inflamação do corpo)
  6. Escrever no diário – 5 minute journal:
    1. 3 coisas pelas quais estamos gratos
    2. 3 coisas que quero fazer hoje
  7. Fazer exercícios:
    1. 2 / 3  minutos

Para conheceres Jim Kwik, clica nos seguintes links: JIMKWIK, KWIKBRAIN.

RACHEL HOLLIS

  1. Acordar cedo – pelo menos 1 hora antes das crianças acordarem
  2. Fazer 30 minutos de exercício
  3. Ler
  4. Meditar ou rezar
  5. Escrever no diário – Start Today Journal:
    1. 5 coisas pelas quais estamos gratos
    2. 10 sonhos que concretizei (mesmo que ainda não tenha concretizado)
    3. 1 objetivo que vou atingir hoje

Para conheceres Rachel Hollis, clica nos seguintes links: THE CHIC SITE, THE HOLLIS CO, MS RACHEL HOLLIS.


Lembram-se de vos ter dito no post DICAS PARA UMA VIDA MAIS TRANQUILA – MEDITAÇÃO que se os empreendedores meditam e têm sucesso, alguma coisa de bom deve haver por ali, e como devemos rodear-nos de pessoas boas e melhores do que nós para aprendermos com elas a sermos bons e melhores, então achámos que deveríamos experimentar. O mesmo se aplica aqui. Todas estas pessoas seguem uma rotina que lhes permite começar o dia da melhor forma possível. E nós mães precisamos de uma rotina saudável e sã.

O MEU EXEMPLO

Como já tinha partilhado convosco, eu começo o dia mais cedo do que os pequenos. Desta forma consigo ter tempo para mim e para as tarefas domésticas que quero despachar antes de eles acordarem, como arrumar a loiça da máquina de lavar, assim como a roupa, preparar os pequenos almoços e lanches do dia. Evito acordar à mesma hora que os pequenos, ou pior, ser acordada por eles.

O MEU DIA COMEÇA ÀS 5 HORAS DA MANHÃ.

Devem estar a achar que eu sou maluca. E sou. Mas só assim é que conseguiria ter um tempo para mim e para a casa, sem stresses e berros. E dedicar-me depois aos pequenos, quando acordam.

Acordo às 5 horas da manhã, com o pai a sair para dar uma caminhada. Preparo-me, e bebo dois copos de água e como 3 bolachas maria. De seguida, tiro a roupa da máquina e coloco-a no estendal. Ponho mais uma máquina de roupa a lavar para proveitar o ciclo bi-horário (isto é outra história). O pai chega às 5h30 e é a minha vez de ir caminhar. São cerca de 30 minutos de caminhada, que poderá parecer pouco, mas o percurso é exigente (ora desce, ora sobe, ora sobe mais um pouco, e depois desce). Chegando a casa, tomo banho, arranjo-me, medito durante 5 minutos, escrevo no meu diário da gratidão e depois leio um pouco. Enquanto o pai prepara o pequeno almoço, eu arrumo a loiça da máquina de lavar. Com sorte, os pequenos ainda estão a dormir e eu consigo estender a roupa que tinha posto a lavar anteriormente. Às 7h30 acodamos os pequenos, de forma a sairmos de casa às 8h30.

Claro que isto só é possível se nos prepararmos no dia anterior. Tudo o que eu conseguir fazer na véspera, faço, como preparar sacos, arrumar brinquedos, preparar roupas. E para não andar tipo zombie durante o dia, deito-me cedo. Aliás, deitamo-nos todos cedo. No máximo, às 22 horas estamos na cama. E mais importante ainda, é ter uma bom apoio em casa. Eu e o pai apoiamo-nos e ajudamo-nos um ao outro. Caso contrário, não seria possível.

Eis então as minhas dicas para uma rotina da manhã que está adaptada a mim e que poderá não ser adequada a vocês, Mamãs. Por isso, que procuram inspiração para uma rotina da manhã, guiem-se pela minha, mas adaptem sempre ao vosso estilo de vida e à vossa família!

  1. Acordar antes das crianças
  2. Caminhar 30 minutos
  3. Meditar
  4. Escrever no diário
    1. 3 coisas pelas quais estou grata
    2. 3 objetivos para este dia
  5. Ler
  6. Tomar um bom pequeno almoço

E vocês, Mamãs, têm alguma rotina da manhã que gostassem de partilhar connosco?

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *