Olá Mamãs,

no último post falei-vos sobre a GRATIDÃO e como esta é a chave para uma vida feliz. Se ainda não tiveram a oportunidade de ler o post, podem fazê-lo clicando na imagem.

Uma das formas de praticar a GRATIDÃO é registando todas as coisas boas que nos acontecem no dia a dia num diário, chamado o Diário da Gratidão. O meu conselho é registar diariamente (ao final do dia ou de manhã, durante a vossa rotina da manhã) três coisas boas que vos aconteceram nesse dia. Não precisam de ser coisas grandiosas, tipo férias, porque essas não acontecem diariamente, mas sim pequenas coisas, que muitas vezes nos passam despercebidas, como um estranho segurar-nos a porta quando estamos a tentar fechar o guarda chuva enquanto lutamos contra o vento, ou o abraço inesperado do vosso filho de 15 anos antes de sair para a escola (coisa que já não fazia desde os 6 anos 🤗). Pequenas coisas assim.

Hoje pretendo falar-vos sobre o FRASCO DAS COISAS BOAS.

FRASCO DAS COISAS BOAS

Tal como no Diário da Gratidão, o FRASCO DAS COISAS BOAS serve para registarmos todas as coisas boas que vão acontecendo diariamente, durante o ano. A vantagem do FRASCO DAS COISAS BOAS é que pode ser usado por toda a família, mesmo pelos elementos mais novos da família que ainda não sabem escrever. Podem fazer um desenho e os adultos colocam a legenda (convém, porque a memória dos pequenos é como a dos peixinhos e se não colocarem uma legenda, possivelmente no final do ano eles não se lembrarão do que desenharam!)

O QUE PRECISAM PARA FAZER O FRASCO DAS COISAS BOAS?

  • 1 frasco de vidro, com uma abertura suficientemente larga e suficientemente alto para colocar os papeis
  • bloco de notas sem cola, semelhantes aos Post It (podem encontrar na STAPLES)
  • material para decorar, como cola com brilhantes (podem encontrar na STAPLES) , ou fita-cola decorativa (podem encontrar na FNAC)
  • 1 etiqueta escrita à mão ou impressa a dizer COISAS BOAS ou ESTAMOS GRATOS POR ou HOJE FOI UM BOM DIA (algo assim)
  • qualquer material que queiram utilizar para decorar o vosso frasco, que podem comprar na STAPLES, FNAC, lojas de trabalhos manuais ou até mesmo lojas dos chineses.

Depois de concluído, devem colocar o frasco num lugar de destaque, para que não passe despercebido e seja um incentivo para toda a família contibuir para o frasco. Junto do frasco colocam o bloco de notas e uma caneta. Podem ainda colocar uma frase inspiradora tipo

Quando alguma coisa boa acontecer, seja grande ou pequena, regista-a e coloca no frasco. Vamos ver se enchemos o frasco de coisas boas durante este ano.

CRIAR UMA TRADIÇÃO

Esta é uma boa forma de criar uma nova tradição em família, para além de ajudar a desenvolver a positividade e gratidão.

Se fores tu a começar esta tradição, terás de te esforçar um pouco mais para conseguires encher o frasco, pois um frasco vazio não incentiva a participação, mas se começar a ficar cheio, criará vontade nos restantes elementos da família para contribuirem com coisas boas. Sugiro que quando a família estiver reunida, ao jantar por exemplo, e conversarem sobre o que aconteceu durante o dia, se surgir algo de bom que tenha acontecido, sugerir escrever e colocar no frasco – “Olha que isso era interessante para colocarmos no nosso FRASCO DAS COISAS BOAS. Vamos lá?”

Depois, é só decidir em familia quando é que querem abrir o frasco e ler as coisas boas. Eu recomendo no último dia do ano, como forma de se recordarem de tudo de bom que aconteceu durante o ano.

Podem ainda pegar nas folhinhas e colar num livro de recordações, de memórias, de gratidão ou até mesmo num álbum de fotos, para depois mais tarde se recordarem.

Ok, pode parecer um pouco lamecha. Se calhar os vossos filhos não vão achar piada a registarem tudo de bom que acontece na vida deles. Mas sabem uma coisa? Eu não gosto nada de ligar as notícias e ver notícias tristes. Não gosto de ir o FACEBOOK e encontrar partilhas tristes de animais e crianças a passar fome. Por isso, entre ler e ver notícias tristes que nos deprimem e nos fazem sentir mal por termos um emprego, um teto para morar, e comida para comer, eu prefiro valorizar tudo de bom que acontece na minha vida e na vida da minha família. Eu prefiro, não, eu ESCOLHO ser feliz e espero que vocês também o façam.

Não se esqueçam de partilhar connosco as fotos dos vossos frascos e identifiquem-nas nas redes sociais com #frascodascoisasboas

 

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!
error0
Tweet 20
fb-share-icon20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *