Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/customer/www/maereal.pt/public_html/wp-content/plugins/convertkit/lib/class-convertkit-api.php on line 1315

Entramos no Mês do Pai e cá em casa faz todo o sentido celebrá-lo.

Não, o Pai não faz anos este mês, mas celebramos o Dia do Pai, o único dia do ano em que dizemos que o nosso pai é fixe, divertido, o melhor do mundo. Não devia ser assim, mas são mais as vezes em que nos queixamos de que o pai não faz nada em casa, ou com os filhos, do que aquelas em que dizemos que ele é o melhor e que está sempre presente.

O Dia do Pai é celebrado a 19 de Março. É neste dia em que se celebra o dia de São José, pai terrestre de Jesus e marido de Maria. Como país católico que somos, Portugal segue a tradição da Igreja Católica.

ORIGEM

Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai.

  1. A origem do Dia do Pai é atribuída a americana Sonora Louise, filha de um militar que resolveu criar o Dia do Pai, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai. A 15 de julho de 1908, uma igreja da Virgínia Ocidental nos Estados Unidos da América realizou um evento único em homenagem aos pais, nomeadamente aos 362 homens que haviam morrido numa explosão numa mina. No ano seguinte, Sonora, filha de um viúvo, pai de 6 crianças, correu igrejas, governo, universidades, para solicitar um dia equivalente ao Dia da Mãe mas para os pais. E assim surgiu o primeiro Dia do Pai a 19 de junho de 1910. A mãe de Sonora morreu no parto do 6º filho e Sonora ajudou o pai a criar os irmãos, por isso é que ela queria um dia para homenagear os pais.
  2. Outra história é da homenagem de um filho ao seu pai na Babilónia, em 2000AC. Um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, a dizer que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

RAZÕES PARA CELEBRAR O DIA DO PAI

Independentemente do motivo que levou ao estabelecimento do Dia do Pai, a verdade é que todos os pais devem ser celebrados pelo seu maior feito que foi contribuírem para o nascimento do seu filho.

Podemos ainda numerar 10 razões para celebrar o Dia do Pai:

  1. Os pais são os nossos modelos. Significa isso que para uma filha, o pai é o modelo de homem que ela irá procurar quando crescer. Para o filho, o pai significa proteção da família, e ele procurará sê-lo também.
  2. Os pais dão bons conselhos. Como usam mais a cabeça, os pais são bons para dar conselhos práticos e com razão.
  3. Os pais sabem bricolage. É incrível como os pais sabem resolver problema elétricos, montar mobiliário, arranjar torneiras… enfim, tudo aquilo que nós mães não sabemos (ou não queremos saber) fazer.
  4. O pais fazem aquelas tarefas que nós mães não queremos fazer, como levar o lixo, cortar a relva, lavar o carro, encher o depósito do carro.
  5. Os pais são mais aventureiros. Desde andar em rodas gigantes, andar de kayake no rio, ou até mesmo de skate, basta pedirem ao pai para acompanhar os filhos.
  6. Os pais facilitam mais. Com isto quero dizer que se a mãe sair, o pai deixa a criança deitar-se mais tarde, jogar consola, comer lambarices.
  7. Os pais puxam mais pelos filhos e incentivam-nos a serem mais autónomos.
  8. Os pais protegem as suas filhas. Cuidado namorados!
  9. Os pais são os reis do churrasco. São sempre eles que fazem a churrascada e os nossos filhos só têm à aprender com ele.
  10. Os pais ensinam a conduzir. São sempre os pais que deixam os filhos pegarem no carro pela primeira vez e ensina-nos a conduzir antes os filhos começarem as alas de condução.

Conseguem pensar em mais razões para celebrar o Mês do Pai?

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.