Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/customer/www/maereal.pt/public_html/wp-content/plugins/convertkit/lib/class-convertkit-api.php on line 1315

Quando usadas corretamente, as afirmações positivas podem ajudar-nos a sermos mais confiantes, mais conscientes e a acreditarmos mais em nós.

O QUE SÃO AS AFIRMAÇÕES POSITIVAS

As afirmações positivas são frases usadas para desafiar pensamentos negativos ou inúteis.

Praticar afirmações positivas pode ser extremamente simples, e tudo o que precisamos de fazer é escolher uma frase e repeti-la para nós mesmas.

Podemos usar as afirmações positivas para nos motivarmos, encorajar mudanças positivas na nossa vida ou para aumentar a nossa autoestima.

Contudo, as afirmações positivas exigem uma prática regular se quisermos fazer mudanças duradouras na nossa maneira de pensar e sentir.

TEORIA DA AUTOAFIRMAÇÃO

A teoria da autoafirmação (Steele, 1988) diz que podemos manter o nosso senso de integridade pessoal dizendo a nós mesmas (ou afirmando) o que acreditamos de maneira positiva. Esta teoria tem 3 ideias principais que a sustentam:

  1. por meio da autoafirmação, mantemos uma narrativa global sobre nós mesmas. Nesta narrativa, somos flexíveis, morais e capazes de nos adaptar a diferentes circunstâncias. Isso constitui a nossa autoidentidade (Cohen & Sherman, 2014);
  2. a teoria da autoafirmação argumenta que manter a autoidentidade não significa ser excecional, perfeito ou excelente (Cohen & Sherman, 2014). Em vez disso, precisamos apenas ser competentes e adequados em diferentes áreas que valorizamos pessoalmente para sermos morais, flexíveis e bons (Steele, 1988);
  3. mantemos a integridade pessoal agindo de maneiras que autenticamente merecem reconhecimento e elogio. Em termos de afirmações positivas, não dizemos algo como “Eu sou uma madrinha responsável” porque queremos receber esse elogio. Dizemos isso porque queremos merecer esse elogio por agirmos de maneira consistente com aquele valor pessoal específico.

(fonte: https://positivepsychology.com)

A CIÊNCIA

O desenvolvimento da teoria da autoafirmação levou a pesquisas neurocientíficas destinadas a investigar se podemos ver quaisquer mudanças no cérebro quando nos autoafirmamos de maneiras positivas.

Há evidências de ressonância magnética sugerindo que certas vias neurais aumentam quando as pessoas praticam tarefas de autoafirmação (Cascio et al., 2016), o córtex pré-frontal ventromedial – envolvido na avaliação positiva e no processamento de informações auto-relacionadas – torna-se mais ativo quando consideramos OS nossos valores pessoais (Falk et al., 2015; Cascio et al., 2016).

(fonte: https://positivepsychology.com)

OS BENEFÍCIOS DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS

  1. as afirmações positivas diminuem o stress e a deterioração da saúde (Sherman et al., 2009; Critcher & Dunning, 2015);
  2. as afirmações positivas têm sido utilizadas de forma eficaz em intervenções que levam as pessoas a aumentar o seu comportamento físico (Cooke et al., 2014);
  3. as afirmações positivas podem ajudar-nos a tornar-nos menos propensas a rejeitar mensagens prejudiciais à saúde, respondendo em vez disso com a intenção de mudar para melhor (Harris et al., 2007) e comer mais frutas e vegetais (Epton & Harris, 2008);
  4. as afirmações positivas estão associadas positivamente ao desempenho escolar (Layous et al., 2017);

(fonte: https://positivepsychology.com)

O MEU CASO

2019 foi um ano decisivo na minha vida, enquanto mulher, companheira e mãe.

Foi neste ano que senti que precisava de evoluir para me sentir feliz a 100%. Não queria estar feliz. Eu queria e quero ser feliz.

Senti que tinha chegado a um ponto de estagnação. Sempre a fazer o mesmo. Sempre a viver o mesmo.

Mesmo delineando objetivos, sentia que os mesmos estavam sempre interligados, e eu viva num circulo, sempre regressando ao mesmo ponto de partida.

Não há nada de errado viver assim. Mas eu não queria ficar parada no tempo.

Foi e 2019 que comecei  ler livros de desenvolvimento pessoal e de autoajuda. Livros que antes achava que só serviam para ajudar pessoas mentalmente e psicologicamente fragilizadas.

Eu achava que não era uma dessas pessoas. Continuo a achar que não sou. Mas a verdade é que estes livros ajudaram-me a sair daquele circulo que não me levava a lado nenhum e encaminharam-me para novos rumos, novos caminhos.

Foi em 2019 que fiquei a descobrir o poder da afirmações positivas. Frases que ditas com convicção, nos dão novo alento para o dia a dia.

Desde então que eu tenho comigo uma ou duas afirmações positivas que andam comigo na minha agenda. Tenho ainda na porta do meu guarda fatos, para me lembrar logo pela manhã a #mãesuper e a #mulhersuper que eu sou.

A par destas afirmações positivas que vou partilhar convosco, existe uma posição que eu gosto de fazer quando preciso de uns minutos para mim (vocês sabem, aqueles minutos que tiramos para respirar fundo quando os nossos filhos estão a dar connosco em doidas!).

Esta posição, chamada de power pose (a qual vi pela primeira vez na série Anatomia de Grey), aliada à respiração calma e sentida, fazem mil maravilhas e aumentam a minha auto-estima.

 

O PODER DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS

  1. Eu escolho ser feliz.
  2. Eu amo-me e sinto-me bem comigo mesma.
  3. Eu tenho confiança nas minhas capacidades..
  4. Eu sou uma pessoa gentil e única, com muito para oferecer.
  5. Eu aceito as minhas falhas.
  6. Eu sou uma pessoa melhor por causa de minhas dificuldades e conquistas.
  7. A minha vida está a acontecer aqui e agora.
  8. Adoro conhecer novas pessoas e abordá-las com confiança e interesse.
  9. Eu prospero na autoconfiança, o que afasta todas as minhas dúvidas.
  10. A minha vida, experiências, crenças e ações inspiram e beneficiam outras pessoas.
  11. Eu sou resiliente, forte e corajosa.
  12. Estou no comando dos meus pensamentos e não me julgo.

Para afirmações positivas para os Pais, os adolescentes, as crianças e alunos, sigam este link ➡️

O TEU CASO

Se quiseres experimentar o poder das afirmações positivas, imprime o quadro em baixo, coloca-o num lugar de destaque ou só teu (como na porta do guarda-fatos) e todos os dias de manhã faz a tua power pose e lê as tuas afirmações positivas. Se preferires, preenche as tuas próprias afirmações positivas. Aquilo que te faz mais feliz.

Faz download aqui 📥

 

 

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.