Uma queda nunca é apenas uma queda

No início de setembro, enquanto brincávamos, o Dinis caiu do sofá e bateu com a nuca no chão. A minha aflição foi tal, que tive de ligar à primeira pessoa a quem recorro sempre que não sei o que fazer – a minha mãe.

“Põe água na nuca.”

“Põe gelo na nuca.”

“Está a chorar?”

“O que aconteceu?”

“Não o deixes adormecer!”

“É melhor ires aos hospital!”

“Olha que aconteceu o mesmo à filha de fulana e ela teve de ir ao hospital.”

Não foi a minha melhor decisão. Se eu estava nervosa, pior fiquei. Inicialmente estava calma. Passei água na nuca do Dinis, dei muitos miminhos e tentei acalmá-lo, mas depois de falar com a minha mãe, fiquei super nervosa.

O Dinis já estava calmo quando liguei ao pai a contar o que tinha acontecido e para saber a opinião dele sobre ligar para a Saúde 24.

“Se achas melhor, então liga”.

Saúde 24

A Saúde 24, agora chamado de SNS 24, é o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, que faz a triagem clínica telefónica de forma os utentes obterem uidados de saúde adequados à sua condição. (fonte SNS24).

De acordo com a informação disponibilizada no seu site, o SNS 24 disponibiliza os seguintes Serviços:

• Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento: Consiste num serviço de atendimento de contactos de teor clínico que disponibiliza aos Utentes o acesso a um profissional de saúde que avalia o nível de risco sobre os sintomas descritos pelo Utente, presta aconselhamento, incluindo o auto tratamento e, caso se verifique necessário, encaminha o doente para a instituição da Rede de prestação de cuidados de saúde mais apropriada à sua condição do momento;

• Aconselhamento Terapêutico: serviço de atendimento de contactos que disponibiliza o acesso a um profissional de saúde para esclarecimento de questões e apoio em matérias de aconselhamento terapêutico;

• Assistência em Saúde Pública: Consiste num serviço de atendimento de contactos de teor clínico que disponibiliza aos Utentes o acesso a um profissional de saúde para esclarecimento de questões e apoio em matérias de saúde pública;

• Informação Geral de Saúde: Consiste num serviço de atendimento de contactos de teor não clínico que disponibiliza, de forma rápida e fácil, aos Utentes, informação geral relacionada com a temática da saúde e serviços de saúde.

E tudo isto serve para evitar deslocações desnecessárias aos hospitais e/ou centros de saúde, o que resulta na época da gripe. Porque tudo o resto, o SNS 24 prefere enviar os utentes para o hospital. Pelo menos é o que tem acontecido connosco, sempre que lhes ligamos.

Depois de uma série de questões ao telefone feitas pela enfermeira de serviço na linha SNS24, absurdas pois não se aplicavam a um bebé de 11 meses, encaminharam-nos para as urgências pediátricas do Hospital de Gaia.

Nova visita às Urgências

Nas urgências, colocámos gelo na nuca do Dinis, pois estava vermelhinha e até se notava o raios / textura do tapete de quando ele caiu, coitadinho. Ele fez também um raio-x e depois esperamos. E esperamos. E esperamos.

Sabem o que é esperar num espaço confinado com um bebé de 11 meses que quer andar ou gatinhar ou mexer em tudo e pôr a boca em tudo????

Quando fomos novamente chamados pela médica, o Dinis tinha adormecido (aleluia!). Ela disse-nos que o raio-x estava bem mas que queria aguardar mais umas horas para ter a certeza que o Dinis não tnha um traumatismo craniano, pois podiam aparecer outros sintomas. Perguntei à doutora que outros sintomas para eu estar atenta e ela entregou-me então uma lista com sintomas que deveria estar atenta e caso o Dinis demonstrasse algum, deveria ir de imediato para as urgências.

Partilho convosco esta lista para que estejam atentas, Mamãs, caso algum dia os vossos filhos deiam uma queda. Claro que isso não invalida dirigirem-se ao hospital.

Sintomas traumatismo craniano

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *