Partilho mais um post sobre criatividade e atividades de verão, que na verdade, podem ser feitas durante todo o ano (ou quase todo).

Sim, são atividades e mais atividades. Mas todas estas atividades têm um motivo.

E SERÁ QUE DEVEMOS OCUPAR OS NOSSOS FILHOS CONSTANTEMENTE EM TEMPO DE FÉRIAS?

Sim e não.

Ora vejam.

Em tempo de aulas, os nosss filhos têm uma rotina completa, os mesmos horários, as mesmas atividades. E depois, quando chegam as férias (e por mais que tentemos manter algumas rotinas), essa rotina e atividades de tempo letivo acabam e os nossos filhos ficam com muito tempo livre.

Esse tempo livre pode ser ocupado de diversas formas, mas tenho a certeza que não queremos ver os nossos filhos agarrados à televisão, ou ao tablet, ou à consola, o tempo todo.

QUAL O MOTIVO PARA AS ATIVIDADES?

Impedir que os nossos filhos emburreçam. E que dêm connosco em doidas. Tão simples quanto isso.

Esta é a nossa oportunidade de lhes darmos a conhecer novas atividades. A deixá-los, e a nós, a serem criativos. A explorarem sensações, manipularem novos materiais e viverem novas experiências, num contexto mais reservado e familiar (coisa que não acontece na escola, e turmas de 20, 25 ou até mesmo 30 alunos).

Por isso, faz sentido apostarmos em atividades criativas?

Claro que sim!

6 ATIVIDADES CRIATIVAS

Aqui ficam mais algumas sugestões de atividades para fazerem este Verão (e nos próximos) com os vossos filhos.

  • Pinturas – pinturas em tecido, pinturas em telas, pinturas com dedos, pinturas com pinceis;
  •  Colagens – excelente para treinarem o uso da tesoura (e da cola também); podem colar fotos deste verão, fazer uma montagem de momentos divertidos;
  • Barro – esta atividade pode ser um pouco suja, mas se não quiserem usar barro, podem usar massa de modelar, comprada ou feita em casa, ou até mesmo plasticina, e depois podem fazer as impressões das mãos, dou pés, arte para pousar na mesa ou até mesmo para pendurar;
  • Madeiras – se tiverem um jardim, porque não pintarem uma casinha para pássaros, ou até mobília em miniatura para as bonecas? Encontraram muitas opções online ou até mesmo naquelas lojas / armazéns de utilidades várias;
  • Giz – o chão, a parede é a vossa tela. E o melhor, é lavável;
  • Plantar – comecem por plantar / semear feijões. Aproveitem o espaço na varanda e plantem algo que os vossos filhos gostem de comer. Será interessante ver a reação deles quando colherem algo plantado por eles.

Que atividades de verão têm feito aí por casa e que os vossos filhos gostaram? 👇

O melhor elogio que poderei receber é partilharem e fazerem like no meu artigo. Vá lá! Elogiem-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.